Em 21 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, à cidade de Porto Seguro. Desde então, a cidade se tornou um importante destino no Brasil. Hoje em dia os ônibus de turismo são muitos e atravessam as ruas da cidade a todo tempo. A facilidade é que Porto Seguro, apesar de ser uma cidade do interior, tem muitos hotéis e um aeroporto próprio, que recebe voos diários das principais cidades brasileiras.

Mas o que faz de Porto Seguro um lugar tão procurado? Com 85 quilômetros de litoral e piscinas naturais ideais para a prática de mergulho, Porto Seguro carrega o título de um dos destinos mais procurados do país, aliando natureza exuberante, história do Brasil e muita agitação. A região, conhecida como Terra do Descobrimento, abriga cerca de 20 praias e tem excelente infraestrutura voltada ao turismo. As praias vão desde a natureza extrema e quase deserta àquelas com muita gente e axé até tarde; já as festas badaladas, sempre têm artistas famosos.

As barracas de praia, como Axé Moi e TôaTôa, são uma atração à parte, tocam música o dia inteiro e atraem milhares de pessoas.  Porto Seguro ainda tem a vantagem de ser um município dividido em distritos igualmente charmosos, sendo os mais procurados: Arraial d`Ajuda, Trancoso e Caraíva. Cada um desses vilarejos tem características peculiares e você pode não só conhecê-los, mas se hospedar por lá mesmo. Por isso dizem que Porto Seguro tem de tudo, desde festas agitadas à tranquilidade de uma vila de pescadores.

Contato com a natureza, praias belíssimas, forte cultura indígena e festas são algumas das coisas que você pode ver por lá. Leia nossas dicas e aproveite o que Porto Seguro tem de melhor a oferecer!

 

 

ONDE COMER?

saiba mais

ONDE COMPRAR?

saiba mais

O QUE FAZER?

saiba mais

Porto Seguro, cidade litorânea que é, explora bastante a culinária baseada em peixes e frutos do mar, assim como a comida baiana. A região do centro e da Passarela do Álcool é a parte da cidade que mais concentra bares e restaurantes. O melhor horário para andar por lá é à noite, quando tudo está a pleno vapor. A maioria dos restaurantes mostra um cardápio com fotos na entrada, o que ajuda a não causar surpresas ao receber a conta.

Na hora do almoço, o que a maioria das pessoas faz é continuar pela praia. Para isso você conta com a estrutura e a variedade das megabarracas de Porto para almoçar, que podem não apresentar sempre o melhor preço, mas garantem a comodidade de não precisar tirar os pés da areia para comer qualquer coisa. Nessa mesma linha, mas sem a agitação das barracas, o Recanto do Sossego é uma ótima pedida; no final de Porto, na praia do Mutá, é um dos melhores da cidade e tem um bom atendimento. A praia é muito tranquila, diferente de Taperapuã, ideal para quem quer fugir do burburinho.

Já a Portinha é a melhor alternativa na cidade para quem gosta do estilo self service. Além de Porto Seguro, ele está também em Arraial d`Ajuda, Praia de Ipitinga e Trancoso. A quantidade de opções no restaurante é enorme e inclui deliciosas sobremesas.

Artesanato, lembrancinhas de viagem, roupas e bijuterias são encontrados com facilidade na região. Na Passarela do Descobrimento há um bom número de lojas e barracas que vendem praticamente tudo. No Quadrado de Trancoso, as compras ganham charme especial pela arquitetura das construções históricas e na rua do Mucugê você encontra o Beco das Cores, um minicentro comercial.

A praia de Coroa Vermelha, em Cabrália também é uma ótimo local para fazer compras Antes de chegar à praia, você passa por uma feirinha que vende de tudo: roupas, abajures, artesanato indígena, entre outros produtos. Os preços por lá são melhores que em Arraial D`Ajuda, Trancoso e outras regiões.

Se você procura por diversão, as praias mais agitadas são Taperapuã e Barramares, com intensa programação musical.  A região também oferece lugares tranquilos como a praia de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, e a praia do Espelho, em Caraíva, considerada uma das 10 praias mais bonitas do país. Em Recife de Fora é possível mergulhar nas piscinas naturais e apreciar milhares de espécies marinhas.

Rota do Descobrimento

Visite o Memorial da Epopeia do Descobrimento, localizado na praia do Cruzeiro, e assista a uma encenação que lembra a expedição de Cabral. Você também pode conhecer de perto a cultura indígena e conferir a réplica de uma das embarcações utilizadas na época do descobrimento. Depois do passeio, siga até Coroa Vermelha, onde foi celebrada a primeira missa do Brasil. Neste local vivem os índios Pataxós, que vendem artesanato.

Passeio de chalana

Animado passeio de barco pelo rio João de Tiba, do município de Santa Cruz Cabrália até a praia de Santo André, onde há tempo livre para banho no mar de águas calmas e cristalinas. O povoado é pequeno e acolhedor, preservando assim o visual paradisíaco formado pela Mata Atlântica, recifes e coqueirais. Você pode desfrutar um dia inteiro num dos locais mais bonitos da Bahia e contar com serviço oferecido por barracas ao longo da praia, que servem petiscos, bebidas, cadeiras e guarda-sóis.

Arraial d’Ajuda

O charmoso povoado de pescadores é separado do centro de Porto Seguro pelo rio Buranhém e você pode chegar até o local pela balsa, em uma viagem de apenas 10 minutos. Durante a travessia, aprecie o belo cenário formado pelo encontro do rio com o mar. Após parada para banho de mar na praia de Pitinga, considerada pelo Guia 4 Rodas uma das 10 praias mais belas do Sul da Bahia, o passeio segue para vila de Arraial d’Ajuda, com antigas construções e comércio local repleto de itens artesanais.

A noite, em Arraial d’Ajuda, nada melhor do que ir à Passarela do Álcool. O lugar é cheio de bares, barracas de drinks, restaurantes e lojinhas de lembranças. O melhor da noite está ali.

Trancoso

O vilarejo de Trancoso fica a 80 quilômetros de Porto Seguro. O famoso ‘Quadrado’ mantém preservadas construções do século 16, herança de uma aldeia jesuíta, na época conhecida como São João Batista dos Índios. Do mirante você contempla a bela vista das praias de Coqueiros e Nativos, da qual é possível fazer uma caminhada até a foz do rio Trancoso. No vilarejo de Vale Verde, prove licores de frutas.

Passarela do Descobrimento

Misto de shopping center ao ar livre e zona boêmia, a Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool) fica no centro e oferece muitas opções de restaurantes, lojas, bares e barracas de coquetéis. Um dos drinks mais famosos é o capeta (com vodca, leite condensado, canela, guaraná em pó, mel e gelo). Da passarela é possível observar o encontro do rio Buranhém com o mar e as construções preservadas do século 18, que exibem cores vibrantes e são tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Praia do Espelho

Localizada no distrito de Caraíva, a 91 quilômetros de Porto Seguro, exibe águas cristalinas e é uma das praias mais visitadas da região, além de ser considerada uma das mais bonitas do Brasil. Possui vários mirantes, falésias, bares e restaurantes. O mar costuma ser calmo e cristalino, formando piscinas naturais ideais para mergulho em um cenário de tirar o fôlego.

Recife de Fora

O Parque Marinho do Recife de Fora está situado a 50 minutos de barco a partir da costa de Porto Seguro e possui a terceira maior formação de recifes de corais do Brasil, com 6,5 mil metros quadrados.  O mergulho é feito em piscinas naturais, onde você contempla milhares de espécies marinhas, como peixes, tartarugas, moluscos e algas. Apenas 3% do parque são utilizados para a visitação, sendo o restante destinado à preservação.

Eco Parque Aquático

Inaugurado em 1997, o parque aquático tem atividades que agradam a todas as idades. Está situado em frente à praia de Mucugê, em Arraial d’Ajuda, e garante muita adrenalina e diversão. Uma das maiores atrações de Porto Seguro, possui toboáguas, piscina de ondas, rio com correnteza, tirolesa (com 144 metros de extensão e 20 metros de altura) que termina na piscina, arvorismo, escalada e rapel. O parque não abre todos os dias – consulte o calendário de funcionamento.

Ficou interessado?

Preencha o formulário abaixo para que nosso consultor entre em contato.

Selecione os destinos de seu interesse:
 Orlando Punta Cana Salvador

Confira todos os destinos disponíveis