Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca, a 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares e bastante popular entre os naturalistas que procuram sossego. Com sol o ano todo e ambiente aconchegante, o lugar está preparado para receber turistas que buscam um diferencial em suas viagens.

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades. Por lá não há iluminação pública, necessidade de carro ou ruas calçadas. No ar é perceptível um clima rústico, de simplicidade e a certeza de encontrar um povo hospitaleiro, que entende que quem faz a roda d’água girar é o turismo.

A dificuldade do acesso ajuda a manter esse clima singelo, mas ainda assim o  lugar atrai turistas do mundo inteiro.  Jeri (assim chamada pelos íntimos) é também destino certo daqueles que amam velejar – os ventos de lá são os melhores do mundo para a prática de kite e windsurf . Não há tempo ruim nem idade que impeçam quem se aventura em algumas aulas.

Não faltam lugares interessantes para conhecer, bons restaurantes, festas e lojinhas de artesanato. Conheça a atração mais falada: a Pedra Furada; ande até cansar nas areias fofas e, no final da tarde, suba a Duna do Pôr do Sol para apreciar, imponente, o sol se despedindo junto ao mar. E quando um nativo dizer “é logo ali”, fica o aviso: prepare-se para andar.

O QUE FAZER ?

saiba mais

ONDE COMER ?

saiba mais

Com o nascer do sol, as opções do que fazer em Jeri nascem também. As maiores atrações são para ser vistas durante o dia; por isso, se você tem pouco tempo, vale a pena acordar cedo para conhecer o máximo que puder.

Grande parte das pessoas vão para a praia de Jeri, a mais próxima. A tranquilidade está ali, e pegar um pouco de sol depois de um mergulho no mar é rejuvenescedor. Alguns restaurantes têm cadeiras e sombreiros que facilitam a vida de quem não quer se preocupar com muita coisa.

Outra atividade muito popular é fazer os passeios oferecidos pela Associação de Buggeiros. Os trajetos podem variar de acordo com a vontade do turista, mas não dá para deixar de conhecer belíssimas lagoas, especialmente a Lagoa do Paraíso.

A melhor forma de terminar o dia é ir à praia ou subir a Duna do Pôr do Sol para apreciar mais um dos espetáculos que a natureza reservou para esse pedacinho do Brasil.

Dicas de Jericoacoara

– Jeri não é um lugar indicado para idosos, nem para pais com crianças de colo. Todas as ruas são de areia, o que provoca uma locomoção complicada para quem precisa andar com carrinho de bebê ou tem dificuldade para fazer esforços.

– Não esqueça o protetor solar e os óculos escuros na sua viagem. O vento dá a impressão errada de que a pele não está queimando. Os óculos serão usados para a proteção dos olhos ao vento.

– É recomendável economizar na bagagem para Jeri. Como todas as ruas são de areia, arrastar malas com grande peso é bastante complicado.

– Quem não gosta de vento deve evitar principalmente o mês de agosto – quando sempre venta bastante. Por outro lado, para quem quiser aprender a fazer esportes como kite e windsurf, é um dos melhores lugares do mundo.

– Leve dinheiro trocado para pagar os passeios e algumas compras. Cartões de crédito são aceitos nos principais restaurantes e pousadas, mas nos lugares pequenos o pagamento é só em cash.

– Quem precisar ir ao banco provavelmente terá que tomar a jardineira até Jijoca. A vila de Jeri tem apenas casa lotérica e caixa eletrônico do Bradesco. Em Jijoca, as opções são maiores e há, inclusive, agências bancárias.

Nem só de beleza natural vive Jericoacoara. Há muitos restaurantes aconchegantes na vila, perfeitos para quem quer comer com qualidade.

Todos os restaurantes aderem ao estilo do vilarejo e combinam com a rusticidade do lugar. E, sim, você encontra preços que cabem em todos os tipos de bolso, apesar dos boatos de tudo ser caro por lá.

Como a vila é pequena, você tem um grande leque de opções num curto espaço e, se achar que o preço de um está ruim, pode facilmente encontrar outro lugar para comer.

Apesar de muitas opções em Jeri, a atração principal, quando o assunto é comida, é a simples Padaria Santo Antônio. Esqueça ingredientes complicados, misturas inesperadas e toda a complexidade da cozinha moderna. A padaria serve singelos pãezinhos recheados, que são uma delícia. Só não pense em ir em horário comercial: a padaria só fica aberta pela madrugada – marca registrada do lugar.

Pequenininho, mas muito simpático, o Bistrôgonoff é opção certa tanto para o dia quanto para a noite. Os garçons são muito simpáticos e há pratos para todos os bolsos. Já nos dias em que você estiver inspirado e quiser comer muito bem, vá ao Tamarindo. O restaurante é um dos melhores de Jeri e tem pratos com misturam sabores brasileiros capazes de agradar os mais difíceis paladares.

Ficou interessado?

Preencha o formulário abaixo para que nosso consultor entre em contato.

Selecione os destinos de seu interesse:
 Orlando Punta Cana Salvador

Confira todos os destinos disponíveis