É destino ideal de quem busca sol, calor e tranquilidade. A capital do Ceará mistura a rotina agitada de grande metrópole a costumes típicos de uma região que vive em harmonia com o mar. A cidade é rodeada por pequenos municípios e vilas de pescadores responsáveis por oferecer inúmeras opções de passeio fora das areias, como atrações culturaiscompras e gastronomia. Durante a viagem, conheça as famosas praias de  Iracema e do Futuro, além de Canoa Quebrada e Jericoacoara. Fortaleza tem mais de 30 quilômetros de praias e várias atrações pela cidade.

 

 

ONDE COMER?

saiba mais

O QUE FAZER?

saiba mais

ONDE COMPRAR?

saiba mais

Nos Restaurantes de Fortaleza há pratos típicos e bem brasileiros, como baião-de-dois, doces de rapadura e receitas à base de peixes e caranguejo, além da tradicional cachaça. Aposte em um jantar no Mercado dos Pinhões, que além dos restaurantes, têm shows de grupos locais. O local é tombado pela prefeitura e foi inaugurado em 1897.

A capital cearense tem restaurantes para gostos e bolsos variados. Peixes e frutos do mar estão presentes em grande parte dos cardápios nos restaurantes da cidade, mas a famosa carne de sol e as tapiocas também têm seu espaço. O caranguejo é uma pedida clássica, principalmente às quintas-feiras, conhecidas como dia de caranguejo. Se houver dúvida de onde comer, aposte no bairro da Varjota, que reúne restaurantes ótimos.

Aproveitar a proximidade de Fortaleza com o mar é perfeito para quem gosta de comer pratos frescos. O Coco Bambu, rede com sede em algumas cidades brasileiras, é um dos destaques de Fortaleza quando o assunto são frutos do mar e, principalmente, os camarões. O restaurante é indicado para quem está em grupo, pois seus pratos costumam ser muito bem servidos. Outro local que chama atenção pela boa cozinha e pela oportunidade de almoçar com os pés na areia é a Barraca Terra do Sol, na bela Praia do Futuro. Na mesma praia, a Barraca Chico do Caranguejo é a nossa dica para experimentar os caranguejos na noite de quinta e ainda poder ouvir um forró ao vivo ou assistir a um show de humor.

Para comer peixe ou lagosta em um ambiente mais informal, com precinho camarada, não deixe de visitar o Mercado do Peixe, em Mucuripe, onde você pode comprar um peixe recém-pescado e mandar preparar no calçadão mesmo.

A cozinha regional da carne de sol, do baião de dois e da peixada cearense você pode conhecer no Colher de Pau, um restaurante sem muitas firulas, mas com boa comida e um cardápio cheio de opções. Para comer uma tapioca, saia um pouco da área turística da cidade e vá ao Centro das Tapioqueiras, onde você encontrará diversos locais em que poderá comer uma boa tapioca – recomendamos ir de manhã e tomar um café caprichado no lugar. Se sentir falta de uma picanha, sugerimos ir ao Santa Grelha, considerado um dos melhores restaurantes da cidade

Como faz muito calor em Fortaleza, conhecer uma sorveteria precisa fazer parte da sua programação. Para os sorvetes com frutas, a 50 Sabores é uma excelente opção; para inovar um pouco e tomar um sorvete como Oreo ou Ninho, a dica é ir à San Paolo, que ainda mistura o sorvete escolhido a ingredientes bem interessantes.

Fortaleza é uma cidade de grande porte, com mais de 2,5 milhões de habitantes; é atrativa dia e noite, e em cinco ou seis dias você consegue conhecer os principais pontos de interesse da região. Seja para fazer passeios, curtir o mar, a cultura local ou seus belos restaurantes, Fortaleza impressiona pela enorme variedade de atividades.

Praias

Fortaleza e algumas cidades próximas, como Beberibe e Caucaia são contornadas por coqueiros e falésias. As praias favorecem o descanso à beira-mar e a prática de esportes, como vela e kitesurfe (quando a prancha de surfe é puxada por uma grande pipa). Na capital, conheça as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro. Aproveite para fazer um bate-volta em praias localizadas a cerca de uma hora da capital cearense, como Lagoinha (com lagoas de água doce), praia das Fontes (famosa pelas grutas e fontes de água doce) ou Cumbuco (conhecida como paraíso do kitesurf).

Rota das falésias

Fortaleza faz parte de uma região conhecida como rota das falésias. Praias tranquilas como Canoa Quebrada (município de Aracati) e Jericoacara (município de Jijoca de Jericoacoara), localizadas a cerca de duas e a quatro horas de viagem, respectivamente, são disputadas pelos turistas. Nelas, há falésias gigantes que ganharam função de mirantes e se tornaram pontos turísticos. Para aproveitar as belezas locais com mais tranquilidade, hospede-se na região e programe passeios de bugie pelas dunas.

Memória Preservada

Veja de perto alguns dos locais mais icônicos de Fortaleza. Uma das obras mais importantes é a estátua de Iracema, personagem do escritor José de Alencar. Há várias esculturas que homenageiam a índia do romance escrito em 1865, como as que estão na praia de Iracema e na praia do Mucuripe. No centro, passe pela grandiosa Catedral Metropolitana, estique até a ponte dos Ingleses (perfeita para acompanhar o pôr do sol) e vá ao Farol do Mucuripe, construído no século 19.

Diversão

A região de Fortaleza tem muito mais a oferecer que belas praias. Programa-se para passar um dia no Beach Park (na cidade de Aquiraz, a 50 minutos de carro da capital), conhecido como o maior parque aquático da América Latina. Há atrações para todas as idades. O tobogã mais radical tem descida em queda livre! Nele você percorre 41 metros em menos de um minuto! Outra opção é visitar a Arena Castelão, estádio reformado para a Copa do Mundo de 2014 e endereço do Museu do Futebol Cearense.

Opções culturais

A região tem vários espaços dedicados à cultura. Destaque ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo que abriga dois museus, teatros, planetário e cinema – muitas das atrações são gratuitas. Outras opções são o Museu da Cachaça (para conhecer a história da bebida) e o centenário Teatro José de Alencar (aberto para visitas e peças durante o ano todo e dono de um jardim projetado por Burle Marx). Programe-se também para ver uma apresentação de maracatu.

Viajar e conhecer outra cidade é sempre um bom motivo para fazer algumas compras e, ao conhecer Fortaleza, a situação não poderia ser diferente. Muitos turistas aproveitam que estão passeando pelo Nordeste para comprar produtos exóticos.

Tecidos bordados, peças feitas com algodão cru, artesanato com areia colorida, bolsas e sandálias de couro, redes de descanso, castanhas, rapadura… a lista de produtos vendidos em Fortaleza é enorme. Muito do artesanato comercializado na cidade é produzido no próprio estado e, em alguns casos, você poderá até ver o artista produzindo suas obras.

A Feira de Artesanato da Av. Beira Mar é, conhecidamente, um dos melhores lugares na capital cearense para fazer compras. Lá você encontrará uma grande variedade de produtos e poderá garantir suas compras por bons preços, especialmente se negociar os valores.

No Mercado Central, a variedade de produtos é ainda maior. Esse mercado tem dezenas de boxes e uma infinidade de produtos. É o local ideal para quem esta à cata de um objeto específico ou quer se valer da concorrência para conseguir um preço bacana. Vale a pena ir ao mercado com calma e conferir tudo que ele pode oferecer.

Para comprar produtos regionais, você ainda conta com o Ceart, o Centro de Turismo. Para compras que fujam dessa linha regional e artesanal, shoppings como o Iguatemi e o Del Paseo são indicados

Ficou interessado?

Preencha o formulário abaixo para que nosso consultor entre em contato.

Selecione os destinos de seu interesse:
 Orlando Punta Cana Salvador

Confira todos os destinos disponíveis